Desumidificadores – Dicas
Desumidificadores
A maneira mais eficaz de se proteger contra a alta umidade é através do uso de desumidificadores para o ambiente.
O que é?
É um equipamento que controla a umidade do ar, retirando o excesso de umidade do ambiente, filtrando o ar e transformando o ambiente em um lugar saudável, sem a presença de microrganismos como ácaros e fungos
Para que serve?
É utilizado para reduzir a umidade relativa do ar aconselhavelmente na faixa nominal entre 50% e 60%, eliminando o mau cheiro e a proliferação dos microrganismos como ácaros ou fungos, principais causadores de doenças respiratórias e da decomposição de materiais. Pode ser utilizado em residências, comércios e indústrias, tratando o ar ambiente, sua saúde e até mesmo o seu processo produtivo.
Onde usar?
Em regiões ou ambientes muito úmidos, principalmente no litoral, lugares próximos a florestas tropicais ou em qualquer ambiente que necessite de controle da umidade, como em residências, lavanderias, closets, bancos, museus, bibliotecas, hospitais, hotéis, motéis, centrais telefônicas e computadores, arquivos, adegas, locais de esterilização, cabines para pó químico (extintores) e indústrias dos mais variados segmentos, entre muitos outros
Como funciona?
O ar ambiente contém umidade em forma de vapor em quantidade variável, de acordo com a temperatura. O vapor d’água entra em contato com a superfície fria do evaporador no interior do equipamento. O exaustor conduz o ar úmido pela superfície fria, transformando o vapor em gotas de água, que são recolhidas por um reservatório. O equipamento desliga automaticamente quando o reservatório enche.
Como usar?
Prepare o local fechando portas e janelas para garantir um bom desempenho do equipamento, além de diminuir o consumo de energia. Os objetos com umidade podem ser expostos, assim como você pode manter gavetas, armários e caixas abertas. Posicione o equipamento de forma que não tenha obstruções na saída e/ou entrada de ar para evitar aquecimento. Ajuste a umidade relativa desejada. Ao final de algumas horas, o reservatório estará cheio e um dispositivo de segurança desligará automaticamente o equipamento, evitando que a água transborde. Após esvaziar o reservatório, o equipamento voltará a funcionar em sua programação inicial.
Se o desumidificador for colocado em local fixo, uma mangueira (dreno direto) poderá ser conectada atrás do reservatório, conduzindo permanentemente a drenagem para um ralo.
*Obs.: Siga rigorosamente a instrução de manter, na maior parte do tempo, portas e janelas fechadas. Mantenha também a temperatura do ambiente superior a 17°C e leia atentamente o manual de instrução. O não cumprimento dessas orientações pode ocasionar falhas na obtenção dos resultados propostos. O equipamento não pode ser virado em angulo maior que 45° para que não haja o entupimento do circuito de refrigeração.
Qual é o resultado?
Quando controlada, a umidade relativa do ambiente abaixo de 50%, evita a vida e a proliferação de ácaros e fungos. Os primeiros são microrganismos altamente alérgenos, responsáveis por doenças respiratórias como rinite, bronquite e asma, entre outras. Já os fungos, além de provocarem alergias, se alimentam de todas as matérias orgânicas do planeta, através do processo de decomposição. Desta maneira, ficam preservados além da saúde, todos os bens materiais como: quadros, peles, roupas, documentos, aparelhos eletrônicos, materiais e equipamentos fotográficos, instrumentos de precisão, móveis e toda uma infinidade de objetos. O resultado final é o bem-estar e o conforto de viver em um ambiente equilibrado e saudável.
A umidade pode prejudicar o funcionamento do seu instrumento
Pontos de umidade no mecanismo do piano:
Como definir o modelo ideal?
1. Calcule a área do seu ambiente, multiplicando comprimento x largura x altura, obtendo assim a metragem cúbica (M³).
2. Considere o tamanho do ambiente, a quantidade de pessoas presente, os objetos e os materiais a serem protegidos e assegure que entradas e saídas de ar, como portas e janelas, sejam mantidas na maior parte do tempo fechadas.
3. Se o espaço possui ar condicionado, atente-se para que a temperatura do ambiente seja mantida acima ou no mínimo 17°C. Caso a temperatura do ambiente seja muito baixa, entre 8°C e 15°C, o desumidificador não terá o mesmo desempenho. Quanto mais quente, mais partículas de água ficam em suspensão, e mais água o equipamento retira do ar. Portanto, eleve a temperatura para obter melhores resultados.
Os modelos residenciais e comerciais tem baixo consumo, equivalente à uma ou duas lâmpadas, possibilitando uma qualidade de vida diferenciada com baixo custo.