A PERFORMANCE DE UM PIANO ACÚSTICO AUTÊNTICO, EM HARMONIA COM A VIDA MODERNA
Um piano que se adapta ao estilo de vida de cada um e evolui à medida que os progressos se vão sucedendo. Capaz de manter a essência do piano acústico, com novas características para tocar de forma silenciosa e com um som maravilhosamente rico. Com um SILENT Piano™, é possível tocar sempre que se quiser.
SILENT Piano™
Os pianos SILENT são pianos acústicos genuínos equipados com a avançada tecnologia de silenciamento da Yamaha. Quando as teclas são tocadas no modo SILENT, os martelos são parados imediatamente antes de tocar as cordas, de modo que o piano em si não gera nenhum som. Sensores instalados abaixo das teclas decifram como as teclas são tocadas e retransmitem os dados para o gerador digital de timbres, que gera sons sampleados que podem ser ouvidos por um par de fones de ouvido. Ao permitir que os músicos toquem um verdadeiro som de piano acústico em circunstâncias normais ou coloquem fones de ouvido e toquem no modo SILENT para não incomodar os outros, o SILENT Piano™ faz com que qualquer momento seja um bom momento para sentar-se ao piano.
A tecnologia e qualidade por trás dos SILENT Piano
Sistema de sensor de articulação
Tanto o TransAcoustic™ quanto os SILENT Pianos apresentam o recém-desenvolvido Sistema de Sensor de Articulação da Yamaha, que interpreta com precisão como os pianos reais respondem aos movimentos dos dedos dos pianistas, que são retransmitidos das teclas através do mecanismo, fazendo com que os martelos batam nas cordas. Com o algoritmo proprietário da Yamaha, o sistema oferece simulações de alta precisão dos movimentos dos martelos no momento em que atingem as cordas, reproduzindo cada som de piano exatamente da maneira que o músico pretendia. Esses sensores não têm contato, portanto não afetam a sensação do piano.
Os pianos de cauda possuem sensores nos martelos para detectar e decifrar com mais precisão uma gama mais ampla de movimentos das teclas (por exemplo, toques lentos, trinados rápidos) quando os martelos realmente tocam as cordas. Assim como os sensores de tecla, os sensores de martelo não têm contato, portanto, não afetam o toque do piano.
Grand Expression Modeling
A Modelagem Grand Expression é um novo recurso que reproduz fielmente a variação timbrística originada do funcionamento interno do piano, como a forma como os martelos batem e os abafadores entram em contato com as cordas em resposta ao toque do músico. Esse recurso detecta a força e a aceleração das teclas tocadas e altera a saída de áudio de acordo com essas condições em tempo real, propiciando ao músico a capacidade de explorar nuances tonais sutis, mesmo no modo TransAcoustic™ ou SILENT.
Modelagem de Ressonância Virtual
Um dos grandes atrativos do piano de cauda é a ressonância simpática criada pela vibração de todo o instrumento. A avançada tecnologia de Modelagem de Ressonância Virtual da Yamaha (Virtual Resonance Modeling) reproduz de forma elaborada esta rica ressonância simpática*. Essa tecnologia permite criar timbres ricamente variados adicionando sons simpáticos que correspondem ao tempo e intensidade das teclas e pedalizações, indo em direção a complexos e variados sons simpáticos criados quando as vibrações das cordas tocadas são propagadas para outras cordas e para a tábua harmônica. A Modelagem de Ressonância Virtual replica até mesmo os sons que os abafadores fazem quando são retirados das cordas, junto com a ressonância da alíquota, cordas, tábua harmônica e gabinete do piano. Experimente a ressonância profunda e dinâmica originada do corpo do piano.
* Somente quando o instrumento estiver no Modo Silencioso
Timbres de pianos de cauda Yamaha e Bösendorfer
Apresentando dois timbres de piano de cauda de concerto recentemente sampleadas da Yamaha e Bösendorfer, ambas escolhas populares em salas de concerto em todo o mundo. O primeiro é o CFX, o principal piano de cauda para concertos da Yamaha, que ganhou elogios entre os pianistas mais renomados do mundo por seu timbre robusto, resplandecente e ricamente expressivo. O segundo é o Imperial da Bösendorfer, uma marca de piano vienense consagrada pelo tempo com seguidores apaixonados. O Imperial é conhecido pela abundância de timbres e a sensação natural e “quente”. A Yamaha reproduz fielmente as características exclusivas desses pianos de cauda para concerto, gravando cuidadosamente toda a gama timbrística de cada uma das 88 teclas, fazendo ajustes minuciosos para capturar os sons mais harmoniosos que cada piano tem a oferecer. Esses dois pianos de cauda de concerto de renome mundial são acompanhados por uma longa lista de outros timbres, incluindo piano elétrico, cravo e órgão.
Amostragem binaural
A amostragem binaural cria o ambiente e a ressonância completa e natural dos pianos acústicos*, fazendo com que os pianistas se sintam como se estivessem sentados em um piano de cauda. A amostragem binaural é um método de amostragem no qual microfones especiais são colocados na cabeça de um manequim nas mesmas posições que as orelhas do pianista para capturar os sons do piano da maneira como são experimentados na realidade. Sons baseados em amostragem binaural proporcionam uma experiência tão natural que os pianistas esquecem que estão usando fones de ouvido, não importa quanto tempo continuem tocando. Nesses pianos, a amostragem binaural foi usada para o Bösendorfer Imperial e para o Yamaha CFX.
* Somente quando o instrumento estiver no Modo Silencioso.
Sistema Quick Escape
Cada modelo de piano de cauda TA3, SH3 e SC3 é equipado com o sistema Quick Escape da Yamaha para preservar totalmente a excelente tocabilidade e a expressividade musical exigidas dos pianos de cauda, mesmo quando estiver tocando no modo TransAcoustic™ ou SILENT. Quando os martelos atingem as cordas, o sistema otimiza a distância entre os martelos e as cordas para oferecer a melhor sensação, esteja o piano no modo acústico ou em um dos outros modos.
Duas funções de gravação
Função de gravação integrada para verificação imediata após a reprodução
Equipado com uma função de gravação integrada para gravar com o toque de um botão.
Gravação de dados em um pen drive para reprodução no computador
Uma função para gravar em um pen drive. Essa função cria arquivos de áudio que podem ser salvos ou reproduzidos em computadores ou gravados em CDs. As gravações são salvas no formato WAV.
Sistemas Silent Yamaha SC3 e SH3
Em 2023, durante os 30 anos do seu sistema Silent, a Yamaha renovou a sua gama com dois novos modelos: Silent SC3 e SH3. Eles têm o mesmo gerador de som que reduz significativamente as diferenças entre as duas versões. Compartilham a mesma tecnologia. Apenas a conexão, o bluetooth integrado (verificar disponibilidade), uma tela adicional e alguns sons adicionais os distinguem. Mas no essencial, ou seja, a renderização do som, eles compartilham a mesma tecnologia para o mesmo (excelente!) resultado.
Yamaha Silent SH3
O Silent SH3 substitui o SH2 e está disponível em todos os outros pianos de cauda e vertical da Yamaha.
Principais características:
• Caixa mais ergonômica e mais discreta
• Exibição adicional com segmentos
• Interface USB frontal
• Conectividade: 2 conectores de fone de ouvido, aux-in (mini-jack), saída (mini-jack), MIDI (entrada, saída)
• Memória de gravação: 10 peças
• Polifonia: 256 notas
• Som: 20 (2 pianos)
• Tecnologia VRM (Virtual Resonance Modeling)
• Amostragem binaural do piano de concerto Yamaha CFX
• Novo som de piano: Bosendorfer Imperial 290
• Bluetooth (para conectar o áudio – Verificar disponibilidade)
• Aplicativo Smart Pianist (com dongle Wifi opcional)
Yamaha YUS5 SH3
Yamaha U3 SH3
Yamaha U1 SH3
Yamaha SILENT SC3
Permite o conveniente controlo de volume e ao mesmo tempo a bela ressonância de um piano acústico. Recomendado para aqueles que querem desfrutar das funções SILENT de um piano da Yamaha.
Principais características:
• Caixa mais ergonômica e mais discreta
• Interface USB frontal
• Funções diretamente acessíveis no painel e não mais através das teclas do piano
• Conectores: 2 conectores de fone de ouvido
• Memória de gravação: 1 peça.
• Polifonia: 256 notas
• Sons: 10 (2 pianos)
• Tecnologia VRM (Virtual Resonance Modeling)
• Amostragem binaural do piano de concerto Yamaha CFX
• Novo som de piano: Bosendorfer Imperial 290
• Aplicativo Smart Pianist (com dongle Wifi opcional).