Yamaha Clavinova CLP-895GP
Novos samples de som dos pianos de cauda CFX e Bösendorfer Imperial, com o som binaural desses dois pianos de renome mundial. E mais: toque junto com vários ritmos e conheça os dois novos sons fortepiano.
Weight | 92 kg |
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Dimensions | 158 × 57 × 64 cm |
Cores |
B – Preto ,R – Marrom ,PE – Preto Polido |
1 in stock
Simulador de piano de cauda a nível profissional avançado e com novo design
O CLP-895GP é o modelo top de linha dos pianos de cauda da série Clavinova CLP, vem com teclado GrandTouch com
aprimoramento no algoritmo de detecção de notas e o melhor sistema de som da série.
• Samples de piano Yamaha CFX e Bösendorfer Imperial, com samples binaurais Yamaha CFX e Bösendorfer
• 53 sons + 14 kits de bateria/SFX + 480 sons XG, incluindo 4 sons fortepiano (Scarlatti Piano / Mozart Piano / Beethoven
Piano / Chopin Piano)
• VRM (Virtual Resonance Modeling) – aprimorado
• Modelagem Grand Expression – aprimorado
• Teclado GrandTouchTM de 88 teclas Linear Graded Hammers com contrapesos
• Novo Pedal de sustentação GrandTouch Pedals com GP Response Damper
• Amplificadores (45W + 45W + 45W) x 2
• Grand Acoustic Imaging
• Sistema de alto-falantes de 3 vias com cone em spruce (16 cm + 8 cm + 2.5cm (dome) com falantes Bidirecionais) x 2
• Gravador de Áudio USB (reprodução/gravação: WAV)
• 20 ritmos
• Áudio e MIDI Bluetooth®
• Conexão sem fio ao aplicativo Smart Pianist via Bluetooth® MIDI
• Painel de controle Touch Screen com resolução aprimorada
• Banqueta de Piano inclusa e Songbook de partituras com 50 Peças Clássicas de Piano
Medidas: Altura: 1,03m; Largura: 1,47m; Profundidade: 1,24m (Peso: 135Kg)
Tabela Comparativa
Especificações
CLP-895GP |
CLP-885 |
CLP-865GP |
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Tamanho/Peso | ||||||||
Dimensões | Largura | 1.430 mm [56-5/16″] | 1.461 mm [57-1/2″] Acabamento polido: 1.467 mm [57-3/4″] | 1.430 mm [56-5/16″] | ||||
Altura | 932 mm [36-11/16″] (com a estante para partitura levantada: 1.094 mm [43-1/16″]) | 1.027 mm [40-7/16″] Acabamento polido: 1.029 mm [40-1/2″] | 932 mm [36-11/16″] (com a estante para partitura levantada: 1.094 mm [43-1/16″]) | |||||
Profundidade | 1.237 mm [48-11/16″] | 494 mm [19-7/16″] Acabamento polido: 494 mm [19-7/16″] | 1.146 mm [45-1/8″] | |||||
Peso | Peso | 135 kg [297 lb, 10 oz] | 87 kg [191 lb, 13 oz] Acabamento polido: 90 kg [198 lb, 7 oz] | 106 kg [233 lb, 11 oz] | ||||
Dimensões da Caixa de Embalagem | L x A x P | 1.570 mm x 620 mm x 1.410 mm [61-13/16″ x 24-7/16″ x 55-1/2″] | 1.582 mm x 784 mm x 814 mm [62-5/16″ x 30-7/8″ x 32-1/16″] | 1,565 mm x 620 mm x 1,320 mm [61-5/8″ x 24-7/16″ x 52″] | ||||
Interface de controle | ||||||||
Teclado | Número de teclas | 88 | 88 | 88 | ||||
Tipo | Teclado GrandTouch™: teclas de madeira (somente brancas), acabamento em ébano e marfim sintéticos, escape | Teclado GrandTouch™: teclas de madeira (somente brancas), acabamento em ébano e marfim sintéticos, escape | Teclado GrandTouch-S™: teclas sintéticas de ébano e marfim, escape | |||||
Sensibilidade ao toque | Hard2, Hard1, Medium, Soft1, Soft2, Fixed | Hard2, Hard1, Medium, Soft1, Soft2, Fixed | Hard2, Hard1, Medium, Soft1, Soft2, Fixed | |||||
Linear Graded Hammers com 88 teclas | Sim | Sim | – | |||||
Contrapeso | Sim | Sim | – | |||||
Pedal | Número de pedais | 3: Sustentação (com função de meio pedal), sostenuto, surdina | 3: Sustentação (com função de meio pedal), sostenuto, surdina | 3: Sustentação (com função de meio pedal), sostenuto, macio | ||||
Pedais GrandTouch | Sim (com GP Response Damper) | Sim (com GP Response Damper) | Sim | |||||
Funções e Recursos | Sustain (Liga/Desliga), Sustain (Contínuo), Sostenuto, Macio, Pitch Bend Para Cima, Pitch Bend Para Baixo, Velocidade Rotativa, Vibe Rotor, Reprodução/Pausa de Música | Sustain (Liga/Desliga), Sustain (Contínuo), Sostenuto, Macio, Pitch Bend Para Cima, Pitch Bend Para Baixo, Velocidade Rotativa, Vibe Rotor, Reprodução/Pausa de Música | Sustain (Liga/Desliga), Sustain (Contínuo), Sostenuto, Macio, Pitch Bend Para Cima, Pitch Bend Para Baixo, Velocidade Rotativa, Vibe Rotor, Reprodução/Pausa de Música | |||||
Tela | Tipo | Full Dot LCD | Full Dot LCD | Full Dot LCD | ||||
Idioma | Inglês / Japonês | Inglês / Japonês | Inglês / Japonês | |||||
Painel | Tipo | Sensores de toque | Sensores de toque | Botões | ||||
Idioma | Inglês | Inglês | Inglês | |||||
Gabinetes | ||||||||
Estilo da tampa | Deslizante | Dobrável | Deslizante | |||||
Apoio de partitura | Sim | Sim | Sim | |||||
Grampo de Páginas | Sim | Sim | Sim | |||||
Vozes | ||||||||
Gerador de timbres | Som de piano | Yamaha CFX, Bösendorfer Imperial | Yamaha CFX, Bösendorfer Imperial | Yamaha CFX, Bösendorfer Imperial | ||||
Binaural Sampling | Sim (“CFX Grand” e “Bösendorfer” apenas) | Sim (“CFX Grand” e “Bösendorfer” apenas) | Sim (“CFX Grand” e “Bösendorfer” apenas) | |||||
Virtual Resonance Modeling (VRM) | Sim | Sim | Sim | |||||
Modelagem Grand Expression | Sim | Sim | Sim | |||||
Polifonia | Número de polifonias (máx.) | 256 | 256 | 256 | ||||
Preset | Número de sons | 53 Voices + 480 Voices XG + 14 kits de bateria/SFX | 53 Voices + 480 Voices XG + 14 kits de bateria/SFX | 38 | ||||
Compatibilidade | XG (GM), GS (para reprodução de músicas), GM2 (para reprodução de músicas) | XG (GM), GS (para reprodução de músicas), GM2 (para reprodução de músicas) | – | |||||
EFEITOS | ||||||||
Tipos | REV – X | 7 tipos | 7 tipos | 7 tipos | ||||
Chorus | 3 tipos | 3 tipos | 3 tipos | |||||
Brilho | 7 tipos + Usuário | 7 tipos + Usuário | 7 tipos + Usuário | |||||
Efeito de Inserção | 12 tipos | 12 tipos | 12 tipos | |||||
Gravação MIDI em 16 pistas | Sim | Sim | Sim | |||||
Stereophonic Optimizer (Otimizador estereofônico) | Sim | Sim | Sim | |||||
Funções | Dual/camadas | Sim | Sim | Sim | ||||
Split | Sim | Sim | Sim | |||||
Duo | Sim | Sim | Sim | |||||
Músicas | ||||||||
Preset | Número de músicas predefinidas | 27 Voices demo + 50 clássicos + 303 lições de música | 27 Voices demo + 50 clássicos + 303 lições de música | 23 Voices demo + 50 clássicos + 303 lições de música | ||||
Gravação MIDI | Número de músicas | 250 | 250 | 250 | ||||
Número de faixas | 16 | 16 | 16 | |||||
Capacidade de dados | Aprox. 500 KB/música (aprox. 22.000 notas) | Aprox. 500 KB/música (aprox. 22.000 notas) | Aprox. 500 KB/música (aprox. 22.000 notas) | |||||
Gravação de áudio (unidade flash USB) | Tempo de gravação (máx.) | 80 minutos/música | 80 minutos/música | 80 minutos/música | ||||
Formato de dados compatível | Reprodução | SMF (Formato 0, Formato 1), WAV (44,1 kHz, 16 bits, estéreo) | SMF (Formato 0, Formato 1), WAV (44,1 kHz, 16 bits, estéreo) | SMF (Formato 0, Formato 1), WAV (44,1 kHz, 16 bits, estéreo) | ||||
Gravação | SMF (Formato 0), WAV (44,1 kHz, 16 bits, estéreo) | SMF (Formato 0), WAV (44,1 kHz, 16 bits, estéreo) | SMF (Formato 0), WAV (44,1 kHz, 16 bits, estéreo) | |||||
Funções | ||||||||
Sala de piano | Sim | Sim | Sim | |||||
Ritmo | Número de Ritmos | 20 | 20 | 20 | ||||
Controles gerais | Metrônomo | Sim | Sim | Sim | ||||
Faixa de andamento | 5 – 500 | 5 – 500 | 5 – 500 | |||||
Transposição | -12 – 0 – +12 | -12 – 0 – +12 | -12 – 0 – +12 | |||||
Afinação | 414,8 – 440,0 – 466,8 Hz (incrementos de aprox. 0,2 Hz) | 414,8 – 440,0 – 466,8 Hz (incrementos de aprox. 0,2 Hz) | 414,8 – 440,0 – 466,8 Hz (incrementos de aprox. 0,2 Hz) | |||||
Tipo de Escala | 7 tipos | 7 tipos | 7 tipos | |||||
Interface de áudio USB | 44.1 kHz, 24 bits, estéreo | 44.1 kHz, 24 bits, estéreo | 44.1 kHz, 24 bits, estéreo | |||||
Bluetooth | Áudio, MIDI (varia conforme a região) | Áudio, MIDI (varia conforme a região) | Áudio, MIDI (varia conforme a região) | |||||
Armazenamento e conectividade | ||||||||
Armazenamento | Memória interna | Tamanho total máximo de aprox 1,4 MB | Tamanho total máximo de aprox 1,4 MB | Tamanho total máximo de aprox 1,4 MB | ||||
Drives externos | Pen drive | Pen drive | Pen drive | |||||
Conectividade | Headphones | Conector estéreo padrão para smartphone (× 2) | Conector estéreo padrão para smartphone (× 2) | Conector estéreo padrão para smartphone (× 2) | ||||
AUX IN (entrada de áudio) | Stereo mini jack | Stereo mini jack | Stereo mini jack | |||||
SAÍDA AUX | Conector de telefone padrão (L/L+R, R) | Conector de telefone padrão (L/L+R, R) | Conector de telefone padrão (L/L+R, R) | |||||
USB PARA DISPOSITIVO | Tipo A | Tipo A | Tipo A | |||||
USB TO HOST | Tipo B | Tipo B | Tipo B | |||||
ENTRADA DC | 24 V | 24 V | 24 V | |||||
Amplificação e alto-falantes | ||||||||
Amplificadores | (45 W + 45 W + 45 W) × 2 | (45 W + 30 W + 40 W) × 2 | (45 W + 35 W) × 2 | |||||
Falantes | (16 cm + 8 cm com guia de onda + 2,5 cm (cúpula) com guia de onda) × 2, alto-falante com cone de Spruce | (16 cm com difusor + 8 cm com difusor + 2,5 cm (cúpula) com cone bidirecional) × 2, alto-falante com cone de Spruce | (16 cm com difusor + 5 cm) × 2 | |||||
Fonte de energia | ||||||||
Adaptador AC | PA-500 | PA-500 | PA-500 | |||||
Consumo | 60 W (usando o adaptador AC PA-500) | 55 W (ao usar o adaptador CA PA-500) | 55 W (com a fonte PA-500) | |||||
Desligamento automático | Sim | Sim | Sim | |||||
Acessórios | ||||||||
Acessórios incluídos | Manual do Proprietário, Livro de Música “50 Classical Music Masterpieces”, Registro de Produto Online para Membros, Banco*, Cabo de Alimentação*/adaptador CA* (PA-500) *Varia de acordo com a região | Manual do Proprietário, Livro de Música “50 Classical Music Masterpieces”, Registro de Produto Online para Membros, Banco*, Cabo de Alimentação*/adaptador CA* (PA-500) *Varia de acordo com a região | Manual do Proprietário, Livro de Música “50 Classical Music Masterpieces”, Registro de Produto Online para Membros, Banco*, Cabo de Alimentação*/adaptador CA* (PA-500) *Varia de acordo com a região | |||||
Acessórios vendidos separadamente | Fones de ouvido (HPH-150, HPH-100, HPH-50), unidade de pedal (FC35), adaptador CA (PA-500), adaptador LAN sem fio USB (UD-WL01) | Fones de ouvido (HPH-150, HPH-100, HPH-50), unidade de pedal (FC35), adaptador CA (PA-500), adaptador LAN sem fio USB (UD-WL01) | Fones de ouvido (HPH-150, HPH-100, HPH-50), unidade de pedal (FC35), adaptador CA (PA-500), adaptador LAN sem fio USB (UD-WL01) |
Vídeos
Teclado
Teclados GrandTouch™/GrandTouch-S
A Yamaha desenvolveu os teclados GrandTouch/GrandTouch-S com base no conceito de teclas que transmitem a sensação da ação de um piano de cauda. Isso não significa que adotamos a abordagem de dar a cada tecla o mesmo peso que seu equivalente em um teclado de piano de cauda ou replicar a ação de um piano de cauda. Em vez disso, esse mecanismo de teclado é caracterizado pela forma como as cargas aplicadas às pontas dos dedos e a maneira como elas mudam durante o desempenho são similares às de um piano de cauda.
Ao tocar pianos de cauda, os pianistas fazem ajustes minuciosos em suas entradas para saber se os martelos nas extremidades das teclas estão batendo nas cordas de forma que o piano produza o som desejado. Em outras palavras, os músicos criam o som ao perceberem as menores alterações na resistência que sentem na ponta dos dedos em movimentos de apenas 10 mm. Nós nos concentramos nessa essência da criação de som a partir da perspectiva do músico e das mudanças na resistência que ele sente na ponta dos dedos. Graças a essa abordagem exclusiva de desenvolvimento, os teclados GrandTouch/GrandTouch-S proporcionam um nível extraordinário de controle aos músicos, de modo que eles sintam as mesmas sensações que teriam em um teclado de piano de cauda.
Ao tocar um piano de cauda, o músico sente dois tipos de resistência nas pontas dos dedos. O que faz com que os músicos sintam como se a ação de um piano de cauda estivesse por trás das teclas? Em nossa opinião, isso se resume a dois pontos fundamentais: Primeiro, a resistência que os músicos sentem nas pontas dos dedos desde o momento em que pressionam as teclas até o momento em que os martelos sobem para tocar as cordas. Em segundo lugar, a resposta que os músicos sentem nas pontas dos dedos quando os martelos tocam as cordas. Para fazer com que as teclas GrandTouch/GrandTouch-S simulem essa resistência – um desafio devido ao tamanho compacto da unidade de teclado do piano digital em comparação com a ação maior de um piano de cauda -, fazemos coisas como ajustar o peso dos martelos e alterar a forma, os materiais e o movimento das peças internas a fim de aproximar ao máximo a resistência absoluta percebida nas pontas dos dedos à ação de um piano de cauda. Também alteramos os materiais usados e reposicionamos e remodelamos os batentes nas unidades de teclado GrandTouch e GrandTouch-S para amortecer o impacto dos martelos, simulando a sensação de pressionar as teclas de um piano de cauda até o final do curso. A resistência, é claro, depende da intensidade da entrada do músico. No entanto, nossas inovações permitem que as teclas GrandTouch e GrandTouch-S simulem uma ampla faixa de resistência, desde aquela sentida ao tocar uma passagem poderosa até o mais leve e delicado dos toques de tecla.
Pedais GrandTouch™/GP Response Damper
Projetamos os pedais GrandTouch não apenas para se parecerem com os pedais de um piano de cauda, mas também para permitir que os músicos sintam nos pés a mesma resistência de um piano de cauda quando os pressionam e soltam. Eles são estruturados de forma completamente diferente dos da série CLP-700 anterior; posicionamos os pivôs e definimos os comprimentos, ângulos e outras medidas entre pivô e ponta iguais às especificações de um piano de cauda para que eles percorram os mesmos caminhos que os pedais de piano de cauda quando os músicos os utilizam. Isso permite que os músicos apliquem a mesma força que aplicariam nos pedais de um piano de cauda. Além disso, como os pianistas fazem ajustes minuciosos na profundidade da pressão na faixa de meio pedal a fim de obter um controle mais preciso, eles precisam ser capazes de ter essa delicadeza com a profundidade enquanto pressionam. Os pedais GrandTouch aproveitam o atrito para permitir essa delicadeza e reduzir a força necessária para manter os pedais no lugar, graças às nossas decisões criativas com as formas, os materiais e o posicionamento das peças rotativas. Isso faz com que os pedais pareçam pedais de piano de cauda e também aumenta o controle que os músicos precisam para expressar nuances sutis. Com esses avanços inovadores, os pedais GrandTouch aproximam muito mais a experiência do piano digital – desde o contato inicial com os dedos dos pés até as mais finas nuances da pressão – do piano de cauda.
Os modelos CLP-895GP/885/875 mais sofisticados possuem o pedal GP Response Damper. Os pianos da série CLP-800 não apenas simulam a resistência dos amortecedores de um piano de cauda quando os pedais começam a fazer efeito, mas também misturam com precisão a variação tonal com a sensação dos amortecedores sendo levantados das cordas com a detecção precisa da profundidade do pedal. Isso permite que os músicos pratiquem a pressão apropriada – até mesmo a meia pressão – a qualquer momento. A combinação dos pedais GrandTouch e do GP Response Damper nos modelos mais sofisticados da série CLP-800 permite uma pressão mais autêntica e semelhante à de um piano de cauda.
Binaural Sampling
Como mencionado antes, a amostragem binaural é um método de amostragem no qual microfones especiais são colocados na cabeça de um manequim nas mesmas posições dos ouvidos do pianista para capturar os sons do piano da maneira como soam na realidade.
A Yamaha desenvolveu uma cabeça de manequim especificamente para amostragens binaurais. Também medimos o formato dos ouvidos de quase 100 pessoas para criar um modelo de “ouvido médio” e examinamos cuidadosamente os tipos e o posicionamento dos microfones a serem usados com ele para garantir que todos possam desfrutar dos mesmos efeitos. A partir de 2024, a Yamaha fabricará os únicos pianos digitais com som de piano baseado em amostragem binaural* para fones de ouvido.
*Pesquisa da Yamaha a partir de junho de 2024
Recursos Digitais
O som é tão autêntico que você esquece que está usando fones de ouvido
Uma vantagem de escolher um piano digital é que você pode tocar com fones de ouvido para manter o ambiente silencioso. No entanto, muitas pessoas podem achar que seus ouvidos ficam cansados se tocarem com fones de ouvido durante muito tempo. Um dos principais motivos para isso é que o som tocado diretamente nos ouvidos é completamente diferente do som natural de um piano real.
A amostragem binaural resolve esse problema. Esse é um método de amostragem no qual microfones especiais são colocados na cabeça de um manequim nas mesmas posições dos ouvidos do pianista para capturar os sons do piano da maneira como soam na realidade. Escolhemos esse método para criar o ambiente e a ressonância completa e natural dos pianos acústicos nos pianos Clavinova. Assim, o pianista tem a sensação de estar sentado em frente a um piano de cauda, mesmo com fones de ouvido. A experiência é tão agradável que ele até se esquece dos fones de ouvido, não importa por quanto tempo toque. Na série CLP-800*, a amostragem binaural foi utilizada para o Bösendorfer Imperial e para o Yamaha CFX.
Também desenvolvemos a função Stereophonic Optimizer para obter o mesmo efeito nos efeitos do piano. A tecnologia Stereophonic Optimizer simula a difusão natural do som nos fones de ouvido de forma quase idêntica a amostragem binaural nos sons de piano (exceto CFX e Imperial).
*A amostragem binaural do Bösendorfer Imperial não está incluída no CLP-825.
Diversas funções e opções de suporte para o estudo do piano
Os pianos da série CLP apresentam 50 das mais famosas peças clássicas, além de 303 exercícios de Hanon, Beyer, Czerny e Burgmüller. As partituras também estão disponíveis para download e visualização no aplicativo Smart Pianist. Tente praticar com uma mão de cada vez ou simplesmente ouça e aprecie.
A série CLP-800 também é compatível com a unidade opcional de três pedais FC35, que funciona como um pedal auxiliar para crianças pequenas praticarem a pressão. Basta colocar o FC35 em um suporte adequado* ou ajustá-lo de modo que ele fique em uma posição apropriada para a altura do seu filho.
*Ao colocar o produto em um suporte, certifique-se de que o suporte seja suficientemente grande, plano e estável para evitar que os pedais balancem ou caiam quando forem pressionados.
Faça mais com o aplicativo Smart Pianist
O Smart Pianist é um aplicativo gratuito para uso com pianos digitais/pianos híbridos da Yamaha que pode criar dados de músicas a partir de partituras em PDF e reproduzi-las, além de analisar dados de músicas armazenados em seu dispositivo inteligente e exibir progressões de acordes ou partituras de acompanhamento de piano. A função Bluetooth® MIDI* da série CLP-800 permite que você se conecte ao Smart Pianist sem fio.
A combinação do Smart Pianist com a série CLP-800 torna mais fácil tocar as músicas que você almeja e aumenta seu repertório de apresentações.
Use o Bluetooth® para ouvir música nos alto-falantes de alta qualidade dos pianos da série CLP
Você pode reproduzir música pelo sistema de áudio da série CLP-800* usando um dispositivo inteligente habilitado para Bluetooth. Você pode transmitir dados de áudio, como arquivos mp3, e até mesmo reproduzir qualquer música em seu dispositivo inteligente.
Divirta-se tocando junto com a reprodução de ritmos dinâmicos
A série CLP-800 vem completa com 20 padrões rítmicos diferentes e simples* (acompanhamento de bateria e baixo) que são perfeitamente adequados a muitos tipos de música, permitindo que você aprimore sua apresentação com alguns ritmos de apoio, torne a prática mais interessante ou abra seu fluxo criativo com novas ideias inspiradoras.
*A função de ritmo não está incluída no CLP-825.
Faça com facilidade gravações em alta qualidade de suas próprias músicas
A CLP-800 Series oferece diversas maneiras de gravar suas performances favoritas, descritas abaixo.
Gravador de som MIDI de Multi-faixas
A função de gravação apresentada na série CLP-800 permite gravar suas performances* com um único toque, o que é útil quando se deseja analisar objetivamente a sua execução. Além disso, você pode gravar até 16 faixas** para reprodução simultânea, de modo que mãos diferentes possam ser gravadas separadamente ou partes de overdub com vozes diferentes.
*As gravações são feitas no formato MIDI e também podem ser salvas em uma unidade flash USB. É necessário um software compatível para a reprodução de dados gravados em um computador.
**O CLP-825 possui um gravador de músicas de 2 faixas.
Gravação no aplicativo Smart Pianist
Você pode gravar sua performance em formato de áudio ou MIDI. Os dados registrados são salvos no dispositivo inteligente. Quando o piano está conectado ao Smart Pianist via Bluetooth MIDI, apenas a gravação MIDI é possível.
Gravador de Áudio USB e Reprodução MP3
Insira uma unidade flash USB no terminal USB [TO DEVICE] para gravar performances na unidade e criar arquivos de áudio*** para salvar e reproduzir em um computador ou compartilhar com amigos.
***Os dados são salvos no formato WAV.
Som
Virtual Resonance Modeling
Um dos atrativos do piano de cauda é a ressonância simpática criada pela vibração de todo o instrumento. Os pianos da série CLP-800 reproduzem uma ressonância mais rica e natural do que nunca, graças a um novo chip gerador de timbre combinado com uma tecnologia revolucionária chamada Virtual Resonance Modeling (VRM). O VRM cria um som variado, simulando os complexos timbres simpáticos criados quando a vibração das cordas se propagam pela tábua harmônica e as outras cordas, correspondendo ao tempo e à intensidade do toque da tecla e do pedal. Essa tecnologia replica até mesmo os sons que os abafadores produzem quando são levantados das cordas, além da ressonância da escala duplex, das cordas, da mesa de som e do corpo do piano. Os pianos da série CLP-800 permitem que você aprecie a mesma dinâmica momentânea e sons profundos e simpáticos que são produzidos pelo corpo inteiro de um piano de cauda.
Modelagem Grand Expression
O Grand Expression Modeling é uma tecnologia inovadora que permite uma expressão musical ricamente variada e texturizada em comparação com os pianos digitais convencionais, que tendem a oferecer pouca variação tonal, resultando inevitavelmente em uma saída bastante plana.
A interação e a interação dos martelos, amortecedores e cordas dentro de um piano de cauda respondem à intensidade, velocidade, profundidade e outras nuances sutis do toque do pianista, criando uma gama ilimitada de expressão tonal. Esse intervalo vem de ambos os tipos de variação tonal, o tipo controlado pelo músico e o tipo que ocorre naturalmente como resultado de fenômenos físicos que acontecem dentro do piano quando ele é tocado. Ao tocar um piano de cauda, o pianista impregna sua performance com diferentes tipos de expressão, desde a força que aplica ao pressionar as teclas até o que decide fazer com as notas sustentadas em termos de soltar as teclas para cortá-las ou combiná-las com notas subsequentes.
Algoritmos simples de gerador de tons em pianos digitais convencionais não são capazes desse nível de expressão. Nos pianos da série CLP-800, o Grand Expression Modeling agora detecta a profundidade do toque do músico em cada tecla, além da intensidade e da velocidade, para calcular com precisão como um piano de cauda responderia fisicamente às nuances do toque do músico. Como resultado, os músicos agora têm acesso a mais capacidade de expressão musical do que nunca em um piano digital.
Essa tecnologia é o resultado de nossa tecnologia de som digital avançada, bem como de nosso amplo conhecimento do piano, que devemos a nossa vasta experiência na fabricação de pianos de cauda.
Grand Acoustic Imaging e outras tecnologias acústicas
Um piano de cauda é um instrumento que amplifica o som em toda a sua grande caixa e tampo, de modo que ele ressoe no espaço ao redor. Por outro lado, os pianos digitais têm uma limitação estrutural – eles só podem produzir som por meio de alto-falantes. Isso faz com que o músico e os ouvintes ouçam os sons de forma diferente, dependendo de onde estão em relação ao instrumento, e as diferenças são mais acentuadas nos pianos digitais do que nos pianos de cauda.
Para superar essa limitação estrutural na medida do possível, a Yamaha aplicou uma combinação de conhecimento e técnicas adquiridas em mais de 120 anos de fabricação de pianos acústicos e tecnologia avançada de design acústico para salas de concerto, teatros e outros locais comerciais no design acústico da série CLP-800. Especificamente, otimizamos o posicionamento, a orientação e o equilíbrio do volume dos alto-falantes nas faixas de frequências baixas, médias e altas da série CLP-800 com base em nossa análise dos sons emitidos pelos componentes dos pianos de cauda e onde e como eles irradiam para longe de suas fontes. Também instalamos difusores, guias de onda e cones bidirecionais para aproveitar o som indireto refletido pelas paredes e melhorar a reverberação do som. Esses recursos de design reproduzem a reverberação e a profundidade do som natural no espaço ao redor, criando um campo sonoro próximo ao de um piano de cauda.
Outro aspecto importante no design acústico dos pianos digitais é oferecer características acústicas que sejam o mais próximo possível da perfeição em qualquer sala onde os usuários possam tocá-los. Isso requer um ambiente de desenvolvimento ideal que não seja impactado pela acústica da sala, como reflexos sônicos da parede ou do piso, e a sede da Yamaha abriga uma das maiores câmaras anecoicas do mundo. Nessa câmara, medimos as características acústicas dos alto-falantes e fazemos os ajustes necessários para levar em conta os diversos ambientes em que os instrumentos musicais são usados. A Yamaha possui inúmeras instalações de pesquisa e desenvolvimento que nos permitem desenvolver instrumentos de alta qualidade.
Geral
O que é a série Clavinova CLP?
A série Clavinova CLP tem como objetivo reproduzir as sensações e a experiência de tocar um piano de cauda acústico em instrumentos digitais, combinando a mais recente tecnologia digital com a arte da fabricação de pianos acústicos cultivada por mais de 120 anos.
O digital nunca foi tão grandioso.
O digital nunca foi tão grandioso. Essa frase captura a identidade da série Clavinova CLP. As características que definem a série CLP são o desempenho e a sofisticação surpreendentemente avançados do piano como um único instrumento capaz de acomodar uma ampla faixa de expressões musicais. Nossa missão é transmitir a alegria e o prazer de tocar piano a mais pianistas, continuando a ampliar os limites e a tornar nossos pianos digitais para o mercado doméstico o mais próximo possível dos pianos de cauda.
A alegria de tocar pianos Clavinova
As pessoas querem tocar pianos de cauda, mas não podem devido a restrições em casa. O Clavinova série CLP resolve esse problema proporcionando experiências de reprodução exuberantes semelhantes às dos pianos de cauda. Os pianos da série CLP oferecem qualidade que atende às demandas de prática e execução de alto nível e muitas funções para tornar a prática agradável e eficaz.
Filosofia de desenvolvimento do Clavinova
Aqui, vamos apresentar a filosofia de desenvolvimento exclusiva de replicar os recursos dos pianos de cauda em um piano digital na medida do possível, transmitida por gerações de desenvolvedores da Yamaha.
Buscando a beleza estilística da música clássica
Criação de pianos capazes de dialogar
Desenvolvimento baseado nas sensibilidades dos músicos
Sobre o design da CLP
A série Clavinova CLP apresenta excelente tocabilidade, além de um design refinado e autêntico que combina um formato compacto com uma estética moderna, de uma maneira condizente com o instrumento que define o padrão contemporâneo para pianos. O conceito do design do Clavinova foca como o músico se sente quando se acomoda em frente a um dos modelos da série. Elementos desnecessários são removidos do campo de visão do pianista para criar um espaço convincentemente natural que dá a sensação de estar sentado em um piano acústico. Isso mostra a preocupação da Yamaha com pianistas que praticam no Clavinova e se apresentam em um piano de cauda – eles sobem ao palco relaxados, pois tudo parece normal, como sempre deve ser. O piano Clavinova faz parte do dia a dia do músico – que tem à disposição diferentes detalhes contemporâneos e cores para combinar com qualquer ambiente ou estilo de vida.