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Piano Digital Yamaha Clavinova CLP-865GP

Código: CLP-865

Novos samples de som dos pianos de cauda CFX e Bösendorfer Imperial, com o som binaural desses dois pianos de renome mundial. E mais: toque junto com vários ritmos e conheça os dois novos sons fortepiano.

Simulação de frete

Simulador de piano de cauda para estudos e gravações a nível profissional

Com samples de som dos pianos de cauda CFX e Bösendorfer Imperial, com o som binaural desses dois pianos de renome mundial. Teclado GrandTouch-S com aprimoramento no algoritmo de detecção de notas.

  • 38 sons, incluindo 2 sons fortepiano (Mozart Piano / Chopin Piano)
  • VRM (Virtual Resonance Modeling) – aprimorado
  • Modelagem Grand Expression – aprimorado
  • Teclado GrandTouch-STM com teclas de ébano e marfim sintéticos – aprimoramento no algoritmo de detecção de notas
  • Amplificadores de (45W + 35W) x2
  • Sistema com 2 alto-falantes de 16 cm
  • Gravador de Áudio USB (reprodução/gravação: WAV)
  • 20 ritmos
  • Bi-volt automático (110~220v)
  • Áudio e MIDI Bluetooth®
  • Conexão sem fio ao aplicativo Smart Pianist via Bluetooth® MIDI
  • Banqueta de Piano inclusa e Songbook de partituras com 50 Peças Clássicas de Piano
  • Medidas: Altura: 0,93m; Largura: 1,43m; Profundidade: 1,14m (Peso: 106Kg)

Especificações

CLP-895GP

CLP-865GP

CLP-835

Dimensões Largura 1.430 mm [56-5/16″] 1.430 mm [56-5/16″] 1.450 mm [57-1/16″] Acabamento polido: 1.455 mm [57-5/16″]
Altura 932 mm [36-11/16″] (com a estante para partitura levantada: 1.094 mm [43-1/16″]) 932 mm [36-11/16″] (com a estante para partitura levantada: 1.094 mm [43-1/16″]) 927 mm [36-1/2″] (com a estante para partitura levantada: 1.083 mm [42-5/8″]) Acabamento polido: 930 mm [36-5/8″] (com a estante para partitura elevada: 1.084 mm [42-11/16″])
Profundidade 1.237 mm [48-11/16″] 1.146 mm [45-1/8″] 460 mm [18-1/8″] Acabamento polido: 460 mm [18-1/8″]
Peso Peso 135 kg [297 lb, 10 oz] 106 kg [233 lb, 11 oz] 57 kg [125 lb, 11 oz] Acabamento polido: 60 kg [132 lb, 4 oz]
Dimensões da Caixa de Embalagem L x A x P 1.570 mm x 620 mm x 1.410 mm [61-13/16″ x 24-7/16″ x 55-1/2″] 1,565 mm x 620 mm x 1,320 mm [61-5/8″ x 24-7/16″ x 52″] 1.571 mm x 639 mm x 569 mm [61-7/8″ x 25-3/16″ x 22-3/8″]
Teclado Número de teclas 88 88 88
Tipo Teclado GrandTouch™: teclas de madeira (somente brancas), acabamento em ébano e marfim sintéticos, escape Teclado GrandTouch-S™: teclas sintéticas de ébano e marfim, escape Teclado GrandTouch-S™: teclas sintéticas de ébano e marfim, escape
Sensibilidade ao toque Hard2, Hard1, Medium, Soft1, Soft2, Fixed Hard2, Hard1, Medium, Soft1, Soft2, Fixed Hard2, Hard1, Medium, Soft1, Soft2, Fixed
Linear Graded Hammers com 88 teclas Sim
Contrapeso Sim
Pedal Número de pedais 3: Sustentação (com função de meio pedal), sostenuto, surdina 3: Sustentação (com função de meio pedal), sostenuto, macio 3: Sustentação (com função de meio pedal), sostenuto, macio
Pedais GrandTouch Sim (com GP Response Damper) Sim Sim
Funções e Recursos Sustain (Liga/Desliga), Sustain (Contínuo), Sostenuto, Macio, Pitch Bend Para Cima, Pitch Bend Para Baixo, Velocidade Rotativa, Vibe Rotor, Reprodução/Pausa de Música Sustain (Liga/Desliga), Sustain (Contínuo), Sostenuto, Macio, Pitch Bend Para Cima, Pitch Bend Para Baixo, Velocidade Rotativa, Vibe Rotor, Reprodução/Pausa de Música Sustain (Liga/Desliga), Sustain (Contínuo), Sostenuto, Macio, Pitch Bend Para Cima, Pitch Bend Para Baixo, Velocidade Rotativa, Vibe Rotor, Reprodução/Pausa de Música
Tela Tipo Full Dot LCD Full Dot LCD Full Dot LCD
Idioma Inglês / Japonês Inglês / Japonês Inglês / Japonês
Painel Tipo Sensores de toque Botões Botões
Idioma Inglês Inglês Inglês
Estilo da tampa Deslizante Deslizante Deslizante
Apoio de partitura Sim Sim Sim
Grampo de Páginas Sim Sim Sim
Gerador de timbres Som de piano Yamaha CFX, Bösendorfer Imperial Yamaha CFX, Bösendorfer Imperial Yamaha CFX, Bösendorfer Imperial
Binaural Sampling Sim (“CFX Grand” e “Bösendorfer” apenas) Sim (“CFX Grand” e “Bösendorfer” apenas) Sim (“CFX Grand” e “Bösendorfer” apenas)
Virtual Resonance Modeling (VRM) Sim Sim Sim
Modelagem Grand Expression Sim Sim Sim
Polifonia Número de polifonias (máx.) 256 256 256
Preset Número de sons 53 Voices + 480 Voices XG + 14 kits de bateria/SFX 38 38
Compatibilidade XG (GM), GS (para reprodução de músicas), GM2 (para reprodução de músicas)
Tipos REV – X 7 tipos 7 tipos 7 tipos
Chorus 3 tipos 3 tipos 3 tipos
Brilho 7 tipos + Usuário 7 tipos + Usuário 7 tipos + Usuário
Efeito de Inserção 12 tipos 12 tipos 12 tipos
Gravação MIDI em 16 pistas Sim Sim Sim
Stereophonic Optimizer (Otimizador estereofônico) Sim Sim Sim
Funções Dual/camadas Sim Sim Sim
Split Sim Sim Sim
Duo Sim Sim Sim
Preset Número de músicas predefinidas 27 Voices demo + 50 clássicos + 303 lições de música 23 Voices demo + 50 clássicos + 303 lições de música 23 Voices demo + 50 clássicos + 303 lições de música
Gravação MIDI Número de músicas 250 250 250
Número de faixas 16 16 16
Capacidade de dados Aprox. 500 KB/música (aprox. 22.000 notas) Aprox. 500 KB/música (aprox. 22.000 notas) Aprox. 500 KB/música (aprox. 22.000 notas)
Gravação de áudio (unidade flash USB) Tempo de gravação (máx.) 80 minutos/música 80 minutos/música 80 minutos/música
Formato de dados compatível Reprodução SMF (Formato 0, Formato 1), WAV (44,1 kHz, 16 bits, estéreo) SMF (Formato 0, Formato 1), WAV (44,1 kHz, 16 bits, estéreo) SMF (Formato 0, Formato 1), WAV (44,1 kHz, 16 bits, estéreo)
Gravação SMF (Formato 0), WAV (44,1 kHz, 16 bits, estéreo) SMF (Formato 0), WAV (44,1 kHz, 16 bits, estéreo) SMF (Formato 0), WAV (44,1 kHz, 16 bits, estéreo)
Sala de piano Sim Sim Sim
Ritmo Número de Ritmos 20 20 20
Controles gerais Metrônomo Sim Sim Sim
Faixa de andamento 5 – 500 5 – 500 5 – 500
Transposição -12 – 0 – +12 -12 – 0 – +12 -12 – 0 – +12
Afinação 414,8 – 440,0 – 466,8 Hz (incrementos de aprox. 0,2 Hz) 414,8 – 440,0 – 466,8 Hz (incrementos de aprox. 0,2 Hz) 414,8 – 440,0 – 466,8 Hz (incrementos de aprox. 0,2 Hz)
Tipo de Escala 7 tipos 7 tipos 7 tipos
Interface de áudio USB 44.1 kHz, 24 bits, estéreo 44.1 kHz, 24 bits, estéreo 44.1 kHz, 24 bits, estéreo
Bluetooth Áudio, MIDI (varia conforme a região) Áudio, MIDI (varia conforme a região) Áudio, MIDI (varia conforme a região)
Armazenamento Memória interna Tamanho total máximo de aprox 1,4 MB Tamanho total máximo de aprox 1,4 MB Tamanho total máximo de aprox 1,4 MB
Drives externos Pen drive Pen drive Pen drive
Conectividade Headphones Conector estéreo padrão para smartphone (× 2) Conector estéreo padrão para smartphone (× 2) Conector estéreo padrão para smartphone (× 2)
AUX IN (entrada de áudio) Stereo mini jack Stereo mini jack Stereo mini jack
SAÍDA AUX Conector de telefone padrão (L/L+R, R) Conector de telefone padrão (L/L+R, R) Conector de telefone padrão (L/L+R, R)
USB PARA DISPOSITIVO Tipo A Tipo A Tipo A
USB TO HOST Tipo B Tipo B Tipo B
ENTRADA DC 24 V 24 V 16 V
Amplificadores (45 W + 45 W + 45 W) × 2 (45 W + 35 W) × 2 30 W × 2 W
Falantes (16 cm + 8 cm com guia de onda + 2,5 cm (cúpula) com guia de onda) × 2, alto-falante com cone de Spruce (16 cm com difusor + 5 cm) × 2 16 cm com difusor × 2
Adaptador AC PA-500 PA-500 PA-300C
Consumo 60 W (usando o adaptador AC PA-500) 55 W (com a fonte PA-500) 18 W (com o adaptador AC PA-300C)
Desligamento automático Sim Sim Sim
Acessórios incluídos Manual do Proprietário, Livro de Música “50 Classical Music Masterpieces”, Registro de Produto Online para Membros, Banco*, Cabo de Alimentação*/adaptador CA* (PA-500) *Varia de acordo com a região Manual do Proprietário, Livro de Música “50 Classical Music Masterpieces”, Registro de Produto Online para Membros, Banco*, Cabo de Alimentação*/adaptador CA* (PA-500) *Varia de acordo com a região Manual do Proprietário, Livro de Música “50 Classical Music Masterpieces”, Registro de Produto Online para Membros, Banco*, Cabo de alimentação*/adaptador CA* (PA-300C) *Varia de acordo com a região
Acessórios vendidos separadamente Fones de ouvido (HPH-150, HPH-100, HPH-50), unidade de pedal (FC35), adaptador CA (PA-500), adaptador LAN sem fio USB (UD-WL01) Fones de ouvido (HPH-150, HPH-100, HPH-50), unidade de pedal (FC35), adaptador CA (PA-500), adaptador LAN sem fio USB (UD-WL01) Fones de ouvido (HPH-150, HPH-100, HPH-50), unidade de pedal (FC35), adaptador CA (PA-300C), adaptador LAN sem fio USB (UD-WL01)

Tabela Comparativa

Vídeos

Teclado

Teclados GrandTouch™/GrandTouch-S

A Yamaha desenvolveu os teclados GrandTouch/GrandTouch-S com base no conceito de teclas que transmitem a sensação da ação de um piano de cauda. Isso não significa que adotamos a abordagem de dar a cada tecla o mesmo peso que seu equivalente em um teclado de piano de cauda ou replicar a ação de um piano de cauda. Em vez disso, esse mecanismo de teclado é caracterizado pela forma como as cargas aplicadas às pontas dos dedos e a maneira como elas mudam durante o desempenho são similares às de um piano de cauda.

Ao tocar pianos de cauda, os pianistas fazem ajustes minuciosos em suas entradas para saber se os martelos nas extremidades das teclas estão batendo nas cordas de forma que o piano produza o som desejado. Em outras palavras, os músicos criam o som ao perceberem as menores alterações na resistência que sentem na ponta dos dedos em movimentos de apenas 10 mm. Nós nos concentramos nessa essência da criação de som a partir da perspectiva do músico e das mudanças na resistência que ele sente na ponta dos dedos. Graças a essa abordagem exclusiva de desenvolvimento, os teclados GrandTouch/GrandTouch-S proporcionam um nível extraordinário de controle aos músicos, de modo que eles sintam as mesmas sensações que teriam em um teclado de piano de cauda.

Ao tocar um piano de cauda, o músico sente dois tipos de resistência nas pontas dos dedos. O que faz com que os músicos sintam como se a ação de um piano de cauda estivesse por trás das teclas? Em nossa opinião, isso se resume a dois pontos fundamentais: Primeiro, a resistência que os músicos sentem nas pontas dos dedos desde o momento em que pressionam as teclas até o momento em que os martelos sobem para tocar as cordas. Em segundo lugar, a resposta que os músicos sentem nas pontas dos dedos quando os martelos tocam as cordas. Para fazer com que as teclas GrandTouch/GrandTouch-S simulem essa resistência – um desafio devido ao tamanho compacto da unidade de teclado do piano digital em comparação com a ação maior de um piano de cauda -, fazemos coisas como ajustar o peso dos martelos e alterar a forma, os materiais e o movimento das peças internas a fim de aproximar ao máximo a resistência absoluta percebida nas pontas dos dedos à ação de um piano de cauda. Também alteramos os materiais usados e reposicionamos e remodelamos os batentes nas unidades de teclado GrandTouch e GrandTouch-S para amortecer o impacto dos martelos, simulando a sensação de pressionar as teclas de um piano de cauda até o final do curso. A resistência, é claro, depende da intensidade da entrada do músico. No entanto, nossas inovações permitem que as teclas GrandTouch e GrandTouch-S simulem uma ampla faixa de resistência, desde aquela sentida ao tocar uma passagem poderosa até o mais leve e delicado dos toques de tecla.

Pedais GrandTouch™/GP Response Damper

Projetamos os pedais GrandTouch não apenas para se parecerem com os pedais de um piano de cauda, mas também para permitir que os músicos sintam nos pés a mesma resistência de um piano de cauda quando os pressionam e soltam. Eles são estruturados de forma completamente diferente dos da série CLP-700 anterior; posicionamos os pivôs e definimos os comprimentos, ângulos e outras medidas entre pivô e ponta iguais às especificações de um piano de cauda para que eles percorram os mesmos caminhos que os pedais de piano de cauda quando os músicos os utilizam. Isso permite que os músicos apliquem a mesma força que aplicariam nos pedais de um piano de cauda. Além disso, como os pianistas fazem ajustes minuciosos na profundidade da pressão na faixa de meio pedal a fim de obter um controle mais preciso, eles precisam ser capazes de ter essa delicadeza com a profundidade enquanto pressionam. Os pedais GrandTouch aproveitam o atrito para permitir essa delicadeza e reduzir a força necessária para manter os pedais no lugar, graças às nossas decisões criativas com as formas, os materiais e o posicionamento das peças rotativas. Isso faz com que os pedais pareçam pedais de piano de cauda e também aumenta o controle que os músicos precisam para expressar nuances sutis. Com esses avanços inovadores, os pedais GrandTouch aproximam muito mais a experiência do piano digital – desde o contato inicial com os dedos dos pés até as mais finas nuances da pressão – do piano de cauda.

Os modelos CLP-895GP/885/875 mais sofisticados possuem o pedal GP Response Damper. Os pianos da série CLP-800 não apenas simulam a resistência dos amortecedores de um piano de cauda quando os pedais começam a fazer efeito, mas também misturam com precisão a variação tonal com a sensação dos amortecedores sendo levantados das cordas com a detecção precisa da profundidade do pedal. Isso permite que os músicos pratiquem a pressão apropriada – até mesmo a meia pressão – a qualquer momento. A combinação dos pedais GrandTouch e do GP Response Damper nos modelos mais sofisticados da série CLP-800 permite uma pressão mais autêntica e semelhante à de um piano de cauda.

 

Binaural Sampling

Como mencionado antes, a amostragem binaural é um método de amostragem no qual microfones especiais são colocados na cabeça de um manequim nas mesmas posições dos ouvidos do pianista para capturar os sons do piano da maneira como soam na realidade.

A Yamaha desenvolveu uma cabeça de manequim especificamente para amostragens binaurais. Também medimos o formato dos ouvidos de quase 100 pessoas para criar um modelo de “ouvido médio” e examinamos cuidadosamente os tipos e o posicionamento dos microfones a serem usados com ele para garantir que todos possam desfrutar dos mesmos efeitos. A partir de 2024, a Yamaha fabricará os únicos pianos digitais com som de piano baseado em amostragem binaural* para fones de ouvido.

*Pesquisa da Yamaha a partir de junho de 2024

Recursos Digitais

Som

Virtual Resonance Modeling

Um dos atrativos do piano de cauda é a ressonância simpática criada pela vibração de todo o instrumento. Os pianos da série CLP-800 reproduzem uma ressonância mais rica e natural do que nunca, graças a um novo chip gerador de timbre combinado com uma tecnologia revolucionária chamada Virtual Resonance Modeling (VRM). O VRM cria um som variado, simulando os complexos timbres simpáticos criados quando a vibração das cordas se propagam pela tábua harmônica e as outras cordas, correspondendo ao tempo e à intensidade do toque da tecla e do pedal. Essa tecnologia replica até mesmo os sons que os abafadores produzem quando são levantados das cordas, além da ressonância da escala duplex, das cordas, da mesa de som e do corpo do piano. Os pianos da série CLP-800 permitem que você aprecie a mesma dinâmica momentânea e sons profundos e simpáticos que são produzidos pelo corpo inteiro de um piano de cauda.

Modelagem Grand Expression

O Grand Expression Modeling é uma tecnologia inovadora que permite uma expressão musical ricamente variada e texturizada em comparação com os pianos digitais convencionais, que tendem a oferecer pouca variação tonal, resultando inevitavelmente em uma saída bastante plana.

A interação e a interação dos martelos, amortecedores e cordas dentro de um piano de cauda respondem à intensidade, velocidade, profundidade e outras nuances sutis do toque do pianista, criando uma gama ilimitada de expressão tonal. Esse intervalo vem de ambos os tipos de variação tonal, o tipo controlado pelo músico e o tipo que ocorre naturalmente como resultado de fenômenos físicos que acontecem dentro do piano quando ele é tocado. Ao tocar um piano de cauda, o pianista impregna sua performance com diferentes tipos de expressão, desde a força que aplica ao pressionar as teclas até o que decide fazer com as notas sustentadas em termos de soltar as teclas para cortá-las ou combiná-las com notas subsequentes.

Algoritmos simples de gerador de tons em pianos digitais convencionais não são capazes desse nível de expressão. Nos pianos da série CLP-800, o Grand Expression Modeling agora detecta a profundidade do toque do músico em cada tecla, além da intensidade e da velocidade, para calcular com precisão como um piano de cauda responderia fisicamente às nuances do toque do músico. Como resultado, os músicos agora têm acesso a mais capacidade de expressão musical do que nunca em um piano digital.

Essa tecnologia é o resultado de nossa tecnologia de som digital avançada, bem como de nosso amplo conhecimento do piano, que devemos a nossa vasta experiência na fabricação de pianos de cauda.

 

Grand Acoustic Imaging e outras tecnologias acústicas

Um piano de cauda é um instrumento que amplifica o som em toda a sua grande caixa e tampo, de modo que ele ressoe no espaço ao redor. Por outro lado, os pianos digitais têm uma limitação estrutural – eles só podem produzir som por meio de alto-falantes. Isso faz com que o músico e os ouvintes ouçam os sons de forma diferente, dependendo de onde estão em relação ao instrumento, e as diferenças são mais acentuadas nos pianos digitais do que nos pianos de cauda.

Para superar essa limitação estrutural na medida do possível, a Yamaha aplicou uma combinação de conhecimento e técnicas adquiridas em mais de 120 anos de fabricação de pianos acústicos e tecnologia avançada de design acústico para salas de concerto, teatros e outros locais comerciais no design acústico da série CLP-800. Especificamente, otimizamos o posicionamento, a orientação e o equilíbrio do volume dos alto-falantes nas faixas de frequências baixas, médias e altas da série CLP-800 com base em nossa análise dos sons emitidos pelos componentes dos pianos de cauda e onde e como eles irradiam para longe de suas fontes. Também instalamos difusores, guias de onda e cones bidirecionais para aproveitar o som indireto refletido pelas paredes e melhorar a reverberação do som. Esses recursos de design reproduzem a reverberação e a profundidade do som natural no espaço ao redor, criando um campo sonoro próximo ao de um piano de cauda.

Outro aspecto importante no design acústico dos pianos digitais é oferecer características acústicas que sejam o mais próximo possível da perfeição em qualquer sala onde os usuários possam tocá-los. Isso requer um ambiente de desenvolvimento ideal que não seja impactado pela acústica da sala, como reflexos sônicos da parede ou do piso, e a sede da Yamaha abriga uma das maiores câmaras anecoicas do mundo. Nessa câmara, medimos as características acústicas dos alto-falantes e fazemos os ajustes necessários para levar em conta os diversos ambientes em que os instrumentos musicais são usados. A Yamaha possui inúmeras instalações de pesquisa e desenvolvimento que nos permitem desenvolver instrumentos de alta qualidade.

Sobre

Sobre o design da CLP

A série Clavinova CLP apresenta excelente tocabilidade, além de um design refinado e autêntico que combina um formato compacto com uma estética moderna, de uma maneira condizente com o instrumento que define o padrão contemporâneo para pianos. O conceito do design do Clavinova foca como o músico se sente quando se acomoda em frente a um dos modelos da série. Elementos desnecessários são removidos do campo de visão do pianista para criar um espaço convincentemente natural que dá a sensação de estar sentado em um piano acústico. Isso mostra a preocupação da Yamaha com pianistas que praticam no Clavinova e se apresentam em um piano de cauda – eles sobem ao palco relaxados, pois tudo parece normal, como sempre deve ser. O piano Clavinova faz parte do dia a dia do músico – que tem à disposição diferentes detalhes contemporâneos e cores para combinar com qualquer ambiente ou estilo de vida.