Ataque vigoroso. Tom brilhante. Harmonia pura. Assim nasce esta nova série de pianos de cauda, aumentando o legado do novo piano de concerto CX da Yamaha.
Um dos fatores mais importantes para se alcançar um timbre rico é o suporte por trás do instrumento. Quando tocamos o fortíssimo a força exercida no instrumento faz com que a estrutura dobre levemente e sofra uma perda de energia. A parte do piano que recebe e transforma esta força em uma reverberação profunda é chamada de “Back Frame”, que pode ser comparado ao esqueleto de um corpo humano. No Yamaha C3X por exemplo, o Back Frame é aproximadamente 20% mais espessa, providenciando um suporte muito mais firme e refletindo assim as diferenças consideráveis da linha CX.
A linha CX foi completamente reestruturada, sua estrutura de madeira ganhou reforços em pontos específicos e ficou 20% mais espessa. Esta estrutura ajuda a manter a tensão e transmite as vibrações para a tábua harmônica.
Possui um sistema de travessas convergentes chamado de “Tone Colector” ou Coletor de Tom: Possui 03 barras centrais que convergem para uma estrutura de ferro. Esta estrutura as uni perfeitamente melhorando ainda mais a rigidez.
O coletor de tom também exerce uma força contrária à força aplicada pela chapa de ferro.
Os pianos oferecem aos pianistas apenas uma dimensão limitada de liberdade. De facto, para além dos pedais, a margem de que o pianista dispõe para se expressar está limitada ao curso de 10 mm de cada uma das 88 teclas do teclado. Mesmo assim, a combinação dos pedais com a velocidade e o ritmo aplicado às teclas produz uma gama de variações tonais tão ampla que não podem ser reproduzidas com a atual tecnologia digital disponível. É esta a verdadeira alma de um instrumento acústico, que permite ao pianista obter uma expressão com um nível incrível, a partir apenas de um curso de 10 mm das teclas.
É precisamente por isso que a Yamaha dedica tanto tempo a entonar (voicing) os seus pianos, para que as intenções do pianista sejam levadas até às cordas. Na regulação, o técnico adapta o movimento da ação, de modo a que este transmita com precisão qualquer nuance da forma de tocar do pianista. Na entonação, os martelos, que ao atacar as cordas fazem com que estas emitam som, são amaciados com extremo detalhe de forma a criarem uma tonalidade equilibrada que responderá com toda a sua beleza quando tocado. Mesmo atualmente, numa era em que a tecnologia continua a evoluir rapidamente, estas tarefas continuam a ser da responsabilidade de técnicos especializados, que têm de assegurar a elevada qualidade destes instrumentos e que são a principal razão pela qual a Yamaha continua a ser um dos principais fabricantes de pianos do mundo.
Os pianos da Série CX apresentam um design completamente renovado. Seguindo as pegadas dos pianos de cauda da Série CF, o design dos pianos da Série CX é caracterizado por linhas simples e elegantes, centrando-se nas características pernas e rejeitando qualquer excesso de ornamentação. Esta elegância assenta numa lira de pedais sólida, que permite que quem toca possa pressionar os pedais com a força que desejar – um aspecto de uma filosofia que constitui o epítome do “design funcional ” e que permite que o pianista e o seu instrumento sejam como um só enquanto tocam. Para que o piano seja o mais confortável possível, os pianos de cauda da Série CX apresentam teclas brancas de Ivorite, cujo toque, a cor e a capacidade de absorção do suor é muito semelhante ao marfim natural, enquanto as teclas pretas são fabricadas em ébano natural.
A Série CX está equipada com um dispositivo de bloqueio da tampa, que impede que os seus dedos fiquem entalados se a tampa do piano fechar inesperadamente.
A tampa do teclado está equipada com um mecanismo de fecho suave, que faz com que não precise de se preocupar com a possibilidade da tampa se fechar inesperadamente sobre os seus dedos.
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